Instalações

Trazida pela mão de pioneiros, anos antes para Portugal, a paixão do futebol marcou inevitàvelmente o percurso desportivo inicial do “Comércio e Indústria”. Constituídas as primeiras equipas com parcos recursos e vontade indomável em jogos de âmbito regional e, mais tarde, na zona da capital, onde pontificavam “teams” de maior valia, em competições particulares. Reza a história que o primeiro campo, apelidado “dos Arrojados”, se situava no Rio da Figueira, paredes meias com o hoje lendário campo dos Arcos onde jogava o rival Vitória de Setúbal. Anos mais tarde em fase de crise económica, e por consequência desportiva, tornou-se incompatível a manutenção naquele espaço. Com o apoio solidário de António Almeida Alves, unionista convicto, com vínculos de atleta e dirigente da colectividade, e de Luís Faria Trindade, director do jornal “O Setubalense”, o Comércio e Indústria usufruiu de um contrato firmado com António de Sousa Maximiano, proprietário dos terrenos do campo da Bela Vista, localizado no Bairro Baptista, à data recentemente perdido pelo Bonfim Futebol Clube. Aos dias de hoje o União mantém o direito conferido de uso para fins desportivos deste recinto, cujo piso foi alvo de obras de arrelvamento, no ano de 1997, durante o mandato camarário de Manuel da Mata Cáceres, e de construção de bancadas na década de 1970. 

Cerca de 23 anos depois do arrelvamento do Campo da Bela Vista, inaugurado pelo então Presidente da edilidade setubalense, Prof. Manuel da Mata Cáceres, o Comércio e Indústria deu os primeiros passos para a concretização de um sonho e de uma promessa dos seus Corpos Sociais de ver todas as categorias treinarem e jogarem no histórico recinto desportivo da cidade, palco de tantos momentos inesquecíveis desde a sua doação em gesto altruísta de António de Sousa Maximiano nos primórdios do século passado.  

A evolução dos tempos permitiu que o velhinho pelado desse lugar a um relvado natural e agora a um piso sintético, etapa fundamental para a implantação de um Ninho de Formação e Treino, polo de desenvolvimento de um projecto de cidadania e enaltecimento dos valores éticos do desporto. 

Numa feliz coincidência com a Certificação de nível 3 do Futebol de Formação do Clube pela Federação Portuguesa de Futebol conhecida na semana anterior, no dia 8 de Julho de 2019 iniciaram-se as obras de intervenção para conferir um novo revestimento ao Campo da Bela Vista, a nova pele de um novo ciclo de progresso e de modernidade para o União Futebol Comércio e Indústria. 

Esta data será sempre motivo de regozijo e orgulho para todos os autênticos unionistas alvinegros.  

Um pretexto para a credibilidade e pressuposto para a esperança no Centenário UFCI 1917.  

Um website emjogo.pt